A batata-doce e bastante consumida e uma fonte de carboidrato saudavel. Ganhou a fama de ser o alimento predileto de quem quer ganhar massa muscular.

Sua polpa pode ser encontrada nas cores branca, amarela, roxa e avermelhada. O sabor e levemente adocicado, o que a torna uma otima opcao para receitas doces e salgadas. Cerca de 100 gramas do alimento cozido contem aproximadamente 77 calorias e eighteen,four g de carboidratos.

Ela e rica em fibras alimentares e proteinas. Alem disso, apresenta vitaminas A, E, C e K e do complexo B. Em sua composicao tambem se encontram sais minerais como zinco, calcio, magnesio, ferro, manganes e potassio.

Ajuda a emagrecer?
Infelizmente, nenhum alimento ajuda totalmente a emagrecer, e preciso ter uma dieta balanceada. No entanto, a batata-doce pode fazer parte dessa dieta, pois ajuda na saciedade apos a refeicao. Devido ao indice glicemico medio da batata doce (63 quando consideramos a versao cozida), seu consumo gera menos picos de insulina e uma curva menos acentuada da liberacao desse hormonio, ja que as fibras tornam a digestao do carboidrato mais lenta, o que causa maior saciedade. Sendo assim, consumir batata-doce leva a uma menor ingestao de alimentos, o que pode ajudar a emagrecer. Veja outros beneficios desse alimento:

1. Contribui para o ganho muscular
Por ser uma fonte de carboidratos, consumir batata-doce ajuda no ganho de massa muscular. Isso ocorre porque o aumento da massa magra depende nao apenas do exercicio, mas tambem do equilibrio da ingestao entre proteinas e carboidratos. Por ter um indice glicemico medio alimento fornece energia de forma gradual para as atividades fisicas, evitando quedas bruscas dos niveis de glicose e fadiga muscular, o que melhora o desempenho durante os treinos.

two. Faz bem para a saude intestinal
As fibras e antioxidantes presentes na batata-doce promovem a saude intestinal. Quando cozida e resfriada, tambem fornece amido resistente, um tipo de amido que ao passar pelo intestino grosso alimenta as bacterias beneficas. Por isso, atua como um prebiotico e melhora o funcionamento intestinal. Essas bacterias estao associadas a um menor risco de doencas como sindrome do intestino irritavel e diarreias.

three. Melhora a visao
Por ser um alimento rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, tem forte relacao com os cuidados com a visao, ja que essa vitamina ajuda a proteger a cornea. Alem disso, as batatas-doces roxas possuem antocianina, um flavonoide que previne sintomas como cansaco ocular, visao dupla, dor ao redor dos olhos e visao turva.

4. Fortalece o sistema imunologico
Mais uma vez o betacaroteno presente no alimento proporciona beneficios para o organismo. A vitamina A contribui para o fortalecimento do sistema imunologico, alem de atuar como antioxidante, protegendo nosso corpo da acao nociva do excesso de radicais livres. E tambem possui vitamina C, que atua como antioxidante e contribui para deixar o organismo mais forte para combater infeccoes ou outras doencas.

five. Controla a glicemia
Boa noticia para quem tem diabetes. O consumo de batata-doce controla a glicemia e a secrecao de insulina por ser um alimento de medio indice glicemico. Por isso, os carboidratos da batata-doce sao digeridos mais lentamente, levando ao aumento gradual da glicose no sangue e evitando picos de glicemia e insulina. Ja as antocianinas protegem as celulas responsaveis pela producao de insulina do estresse oxidativo induzido pela glicose, o que faz bem para quem tem diabetes.

six. Controla a pressao arterial
Pode auxiliar no controle da pressao arterial por apresentar em sua composicao sais minerais como zinco, calcio, magnesio, ferro, manganes e potassio. A batata-doce cozida contem 148 mg de potassio a cada 100 gramas. Sabe-se que o mineral melhora o tonus vascular e ajuda na reducao da pressao arterial.

Beneficios em estudo
- Melhora a funcao cerebral: estudos realizados em animais mostraram que as antocianinas presentes nas batatas-doces roxas podem proteger o cerebro, reduzindo a inflamacao e prevenindo os danos causados pelos radicais livres. Ja em ratos, foram realizados testes com suplementacao com extrato de batata-doce e comprovou-se que melhorou o aprendizado e a memoria dos animais, devido as suas propriedades antioxidantes.

- Reduz o risco do most cancers: a batata-doce contem substancias com acao antioxidante, como a vitamina A, C, E que protegem as celulas dos radicais livres, que podem causar danos ao organismo, como cancer. Alguns estudos realizados em tubos de ensaio relacionam a antocianinas presentes nas batatas-doces com a diminuicao do crescimento de certos tipos de celulas cancerosas. E o caso do most cancers colorretal e bexiga. Mas, ainda sera necessarios realizar estudos em humanos para comprovar o beneficio.

Riscos e contraindicacoes
O consumo de batata-doce e considerado seguro para a maioria das pessoas. Mas, e preciso controlar a quantidade ingerida por ser um carboidrato, pois em excesso pode levar ao ganho de peso.

Pessoas com historico de pedras nos rins devem consumir com moderacao, pois o vegetal contem oxalato, o que contribui para a formacao de calculos renais.

Formas de consumo
A batata-doce e bastante versatil e pode fazer parte de diversas receitas doces e salgadas, alem de servir de acompanhamento de carnes ou complementos bolo de batata doce de saladas.

Uma das formas mais conhecidas de consumo e batata-doce acompanhada com frango grelhado. Esse prato e bastante consumido por pessoas que gostam de praticar atividade fisica e buscam a combinacao de proteinas com carboidratos para aumentar a massa muscular. Mas, ela tambem pode ser consumida como chips e em receitas como nhoque, macarrao, sopas, escondidinho, entre outras.

A forma da preparo do alimento tambem e importante: evite fritar ou adicionar produtos gordurosos, como manteiga para um pure. Opte por consumir assada ou cozida, temperada com azeite, salsinha, cebolinha e outras ervas.

A batata-doce cozida em agua (ebulicao) retem mais betacaroteno e torna o nutriente mais absorvivel do que em outros metodos de preparacao. Cozinhar com a casca ajuda ainda mais a minimizar a perda de nutrientes, incluindo o betacaroteno e a vitamina C. Dessa forma, pode ser consumida em saladas ou para preparar um pure.

Outra forma de preparar e assando a batata-doce, mantendo a casca para preservar maior teor de fibra no alimento. E uma das formas mais saudaveis de preparacao, desde que se make use of pouco oleo.

Fontes: Amanda Felippe Padoveze, coordenadora do Curso de Nutricao do Centro Universitario FMU (Centro Universitario das Faculdades coxinha de batata doce Metropolitanas Unidas); Daniela de Assumpcao, nutricionista; Maria Fernanda Vischi D'Ottavio, nutricionista do HCor (Healthcare facility do Coracao).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *